Encontre Aqui as Melhores Ponteiras Para sua Micropipeta:
As ponteiras para micropipetas são acessórios complementares e elas servem para auxiliar a micropipeta, que é uma ferramenta indispensável nos laboratórios.
Esse instrumento é utilizado para medir com precisão e transferir o líquido de um recipiente para outro, garantindo dessa forma que os resultados das análises sejam confiáveis.
Ele é capaz de medir volumes muitos pequenos como, por exemplo, menos décimo de milésimo de militro, ou um mesmo um milionésimo de um litro.
Além disso, ele é capaz de aspirar o líquido de um recipiente e movê-lo para outro por meio da operação de medição.
Todo o procedimento acontece com ajuda das ponteiras e nesse artigo você vai entender a importância delas.
O que é ponteira para micropipeta?
As ponteiras são acessórios descartáveis e utilizados para captação e distribuição dos líquidos da micropipeta.
Esses acessórios são utilizados em vários tipos de laboratórios porque auxiliam a distribuição dos líquidos de forma precisa, fazendo com que o resultado das análises e testes seja eficaz.
A ponteira para micropipeta é produzida em popliprolieno e a sua cor é transparente para permite a fácil visualização do conteúdo das pontas.
Elas podem ser compradas como estéreis e não estéries, mas elas devem ser livres de DNse, RNase e Pirogêncio, para que assim possam ser usadas para ensaios moleculares.
Qual a função de uma ponteira para micropipeta?
Todos os laboratórios utilizam a micropipeta para auxiliar na medição correta dos líquidos que estão em análises.
Sendo assim, as ponteiras para micropipeta ficam com a função de evitar que os líquidos sejam derramados ou respinguem sobre a superfície, o que poderia prejudicar as análises ou até mesmo ser perigoso para os profissionais e para o todo o ambiente do laboratório.
Para cada tanálise existe um tipo de ponteira específica e, por isso, a escolha desse acessório deve ser correta.
Como escolher as ponteiras para micropipeta?
A escolha da ponteira certa é fundamental porque ele será responsável por evitar vazamentos ou gotejamentos, essas duas situações podem causar a perda do líquido que está em análise e assim prejudicar resultado do ensaio.
Sendo assim, a primeira ação que deve vir à mente é escolher as ponteiras que tenham precisão e exatidão.
Isso porque se houver alguma variação no lote ou na forma das pontas da pipeta, a sua pipetagem não será eficaz.
Por isso, é importante garantir que a ponta da pipeta está bem encaixada na ponta para evitar a entrada de ar.
Tipos de ponteira para micropipeta
Os principais tipos de ponteiras utilizadas nas análises são:
- Ponteira descartável para micropipeta,
- Ponteira do tipo eppendorf,
- Ponteiras do tipo gilson,
- Ponteira para micropipeta multicanal.
Além desses tipos também existe a ponteiras de baixa retenção que são utilizadas para reter baixos níveis de líquido.
Ponteira para micropipeta sem filtro e com filtro
Entre os diversos de tipos de ponteiras existem as opções com filtro e sem filtro, cada uma delas é utilizada de forma específica.
- Ponteira sem filtro: é utilizada para líquidos como, por exemplo, água e reagentes, mas também pode ser utilizada em amostras de reações que não necessitam de extrema sensibilidade, como a maioria dos testes clínicos.
- Ponteira com filtro: é utilizada quando os líquidos que serão analisados podem causam algum dano à pipeta, mas também para ser utilizadas quando as amostras são mais sensíveis como, por exemplo, as amostras de biologia molecular.
Conclusão
Como explicamos aqui as ponteiras para micropiteta é um acessório importante para as análises, pois tem a função de auxiliar na medição dos líquidos, garantir a segurança dos profissionais e do ambiente laboratorial e entregar resultados precisos.