Micropipeta Automatica

Um sistema de pipetagem automatizado é basicamente um dispositivo que realiza transferências programadas de líquido entre grupos pré-selecionados de recipientes.

A palavra pipetagem se refere à ferramenta manual de laboratório chamada pipeta , normalmente usada em biologia molecular , química analítica e testes médicos para transportar um volume medido de líquido.

Os sistemas de pipetagem automatizados também são  conhecidos como robôs de manuseio de líquidos, uma das principais vantagens desses dispositivos é a capacidade de aumentar a reprodutibilidade e o rendimento dos experimentos de laboratório.

Um sistema de pipetagem automatizado concentra um volume de líquido de uma fonte criando sucção , ou aspirando , e dispensando esse líquido sobre o recipiente de destino. Isso é conseguido pelo cabeçote de pipetagem instalado no sistema.

Os líquidos não estão em contato direto com a cabeça de pipetagem, mas são mantidos por uma estrutura chamada ponteira . As ponteiras podem ser estruturas permanentes ou peças cônicas descartáveis. Ponteiras descartáveis, em geral feitas de plástico moldado por injeção (normalmente polipropileno ), têm a vantagem de serem descartadas entre as transferências de líquidos, eliminando assim qualquer chance de contaminação cruzada . A escolha da ponteira mais adequada depende principalmente do volume de distribuição definido na cabeça de pipetagem. Algumas pontas são equipadas com filtro para evitar a entrada de aerossol na pipeta, que pode ser uma fonte de contaminação ou causa de deterioração da pipeta.